terça-feira, 15 de maio de 2012

"[RESGATANDO O PASSADO ALHEIO]".



"[RESGATANDO O PASSADO ALHEIO]".

 Um catador de materiais recicláveis,encontrou em uma lixeira uma sacola cheia de antigas fotos e cartas ainda fechadas com selo de devolução.
 Respeitando a lei não abriu-as,mas atentamente pôs-se a olhar as fotos,que no verso de cada uma tinha escrito o nome e data com o grau de parentesco.
 Motivado por uma curiosidade imensa,fez uma lista de todos,e começou à procurar via telefone.Gastou uma grana danada atras de conseguir alguém que estivesse interessado nos seus achados,mas foi em vão. Ninguém queria saber pois cada contacto que fazia quando dizia qual era o assunto simplesmente desligavam na sua cara.
 Perto de desistir,já cansado de tanto desdenho por aquilo que tinha achado,e achava importante,pois eram lembranças como casamentos, nascimentos,aniversários,primeira comunhão e essas coisas todas como se fossem o diário de uma vida familiar feliz.
 Involuntariamente fez outra ligação para o interior do Estado,e do outro lado atendeu uma senhora de voz suave mas parecendo cansada,e ouviu-o atentamente o que tinha à dizer.
 Interessou-se pelo fato e marcaram um encontro,para o próximos dias,e assim ele fez viajando ao seu encontro.Quando chegou na cidadezinha no ponto marcado era numa praça em frente à igreja matriz do lugar.Num dos bancos estava sentada uma senhora de cabelos brancos e um cachecol de crochê em volto ao seu pescoço cruzado em seu colo.
 Cumprimentaram-se cordialmente,e começaram o assunto que tinham-lhes trazidos até ali.
 Ele então entregou a sacola à senhora e ela,calmamente começou à abrir os envelopes das cartas devolvidas imediatamente ele viu lágrimas nos olhos dela com um sorriso como se estivesse relembrando de coisas boas passadas que ali estavam escritos.
 Depois que as leu compenetradamente,pegou as fotos uma por uma,e contava como e por que,tinham sido tiradas,e o significado o tempo e lugar,e o motivo.Ficaram por horas vendo um passado de glórias amores e ilusões de um passado que não volta mais.
 O mais interessante nessa estória,era que,fotos dessa senhora não tinha nenhuma,só as cartas endereçadas à uma determinada pessoa que foram enviadas por ela.A unica coisa que à ligava nesse feito.
 O sagaz catador quis saber o porque disso?E ela o respondera.
 Fui governanta dessa família por longos anos,criei cada ser que nasceu dentro da minha estada naquela casa.E por força do destino apaixonei-me por um integrante dessa família e posteriormente fui enxotada como cão ladrão,mas deixei um legado,por eles de mim tirados,dois filhos gêmeos que aqui estão estampados nessas fotos de primeira comunhão e adotados por eles como órfãos mostrando à ele.
 Essas cartas foram escritas por mim com a intenção de conta-los mas nunca obtive respostas.
 Despediram-se e cada um pegou seu rumo;
 De volta à Capital sensibilizado pelo depoimento daquela senhora,fez uma breve investigação por perto do local onde achou a sacola. Encontrou,e bateu em uma casa onde um homem atendeu,ele perguntou da dona da casa o homem respondeu,ela morreu semana passada.Por que?
 Ele respondeu com outra pergunta.
 Aqui mora ou morou dois irmãos gêmeos?
 O homem disse sim, e eu sou um deles.
 O catador então usando o nome daquela senhora começou à contar o que tinha visto e ouvido sobre tudo o que achou no lixo.
 Quando acabou,sentiu que não foi-lhe dado muito crédito,mas mesmo assim deixou o endereço da governanta e foi embora.
 Não muito tempo depois,nas suas catanças parou em frente de uma loja e na televisão viu que seu achado teve um final feliz.pois dois irmão gêmeos,tinham encontrado a mãe biológica,que pensavam que estava morta... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário